quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Projeto do XIII EPEL

I- Apresentação:

O Encontro Paraense dos Estudantes de Letras (EPEL) é o fórum estadual da Executiva Nacional dos Estudantes de Letras – ExNEL, onde são postas em prática algumas das ações deliberadas nacionalmente no sentido de organizar os estudantes em defesa do Ensino Público, Gratuito e de Qualidade, o que também significa dizer, lutar pela qualidade da formação profissional. Assim, através das várias atividades e discussões propostas em seus espaços, permite que os estudantes de Letras de todo o estado também tenham a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos acadêmicos, bem como produzir ou dar continuidade em diversas linhas de pesquisa nos campos dos estudos da Linguagem (Literatura, Linguística e seus desdobramentos), dialogando com outras áreas de conhecimento. Esse evento contará também com professores/pesquisadores atuantes nas diversas Instituições de Ensino Superior (IES) do estado que possuem reconhecida produção científica.
Tendo como sede a UEPA – Paragominas(localizada na Rodovia PA-125, s/n. Bairro Angelim) o XIII EPEL ocorrerá de 24 à 28 de fevereiro de 2010, e seu tema será “A Variedade Cultural e as Mudanças Sociais da Região Amazônica nos Contextos Sociolinguístico e Literário”


II- Tema:
“A Variedade Cultural e as Mudanças Sociais da Região Amazônica no Contexto Sociolinguístico e Literário.”


III- Justificativa.
Difundir o conhecimento histórico social da região amazônica nos leva a perceber as diferenças de costume em cada meso região do Estado. Logo, é dever de cada educador/a, conhecer o protótipo social gerado com os processos de expansão do Estado e que fenômenos relacionados à língua escrita e falada este fato proporcionou.
A falta de conhecimentos sobre a história social da região é constante entre o meio acadêmico. Por muitas vezes deixamos de compreender uma obra literária paraense por não termos participado deste processo de expansão, ficando subjugados a uma interpretação homem-natureza, ou seja, não somos levados a resgatar a região, a procedência do indivíduo e da realidade enxergada por este. No entanto, não cabe apenas a nós acompanharmos a realidade do “mundo” que circunda esse fator, pois a universidade deve dar consistência a isso com projetos de expansão que sejam voltados para esta área. Assim, havendo tal interação podemos almejar um conhecimento periférico e ao mesmo tempo abstrato do que seriam essas mudanças no decorrer do progresso da Amazônia e a que passos estamos no presente.
No decorrer do Encontro, serão enfatizados os estudos sociolingüísticos e literários de obras - comentadas, mas tão pouco conhecidas - ressaltando a importância, o diagnóstico, o prognóstico e a enunciação para o grupo participante.
Pretende-se pôr em discussão as importantes mudanças sociais. Conseguinte, mostrar os artifícios de obras e possíveis códigos lingüísticos, esclarecendo dúvidas, e, desta maneira, realizar atividades no encontro que discutam Universidade, Sociedade, diversidade cultural e Amazônia.

IV- Participantes:
Estudantes regularmente matriculados nos cursos de Letras do Pará e de áreas afins, e demais interessados.


V- Objetivos:
Geral: Fomentar as discussões pertinentes ao Movimento Estudantil de Letras, sob as óticas socio-cultural-política-acadêmica, necessariamente indissociáveis.

Específicos:
1. Contribuir para o desenvolvimento do conhecimento sobre a Amazônia nos contextos sociolinguístico e literário;
2. Proporcionar aos estudantes de Letras do estado a integração com professores e pesquisadores das diversas IES.
3. Promover indagações acerca das novas metodologias de pesquisa, ensino e extensão utilizadas no estado;
4. Promover um espaço para os alunos divulgarem seus trabalhos e aplicá-los em minicursos e oficinas;
5. Desenvolver debates e propor encaminhamentos sobre inclusão sócio-cultural na área de Letras;
6. Impulsionar o Movimento Estudantil de Letras, aprofundando as bandeiras de luta da ExNEL;

3 comentários:

  1. Sou aluna de letras UFPA-Belém,gostaria de saber como fazer a inscrição de apresentação de trabalhos. Meu ymail é netenatividade@yahoo.com.br, Abraços! Aguardo resposta.

    ResponderExcluir
  2. Sou estudante do campus de Bragança e gostaria de receber informações sobre o evento.
    Os alunos querem participar mas não sabem de nada pois não houve divulgação.
    Meu email é alice89neta@yahoo.com.br
    Obrigada

    ResponderExcluir
  3. Quando vão colocar os valores a datas de sobre inscrição de trabalhos e pessoas?

    Assim que já estiver tudo definido nos repasse, pois os valores e dats que me foram fornecidos em primeira mão podem não estar correto.
    Abraços

    Gabriel - HypeRYaHoO'

    Uepa
    Belém

    ResponderExcluir